domingo, 1 de julho de 2012

Radialista Mução é libertado após irmão assumir culpa por pedofilia

Muito popular no Nordeste – onde comanda o programa “Pegadinhas do Mução”, – o radialista e humorista Rodrigo Vieira Emerenciano, o Mução, foi libertado na noite de sexta-feira pela Polícia Federal (PF) em Recife. No dia anterior, ele foi preso pela PF no Ceará, sob acusação de pertencer a uma rede virtual de pedófilos, que divulgava e trocava imagens de adolescentes, crianças e até bebês em cenas de sexo.
Mução foi preso em Fortaleza, onde reside atualmente, dentro da Operação DirtyNet (Rede suja), deflagrada pela PF para desbaratar a quadrilha, que teria 160 envolvidos, entre estrangeiros e brasileiros (destes, 49 já foram identificados). Na última quinta, a PF cumpriu 50 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão em doze estados. Mas na noite de sexta-feira, o inquérito que apura o crime e que tinha em Mução o envolvido mais conhecido, sofreu uma reviravolta. É que um irmão do radialista confessou que era ele quem utilizava a senha do apresentador para disseminar e receber as imagens.
Segundo o Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado da PF, Nilson Antunes, Mução foi transferido do Ceará para o Recife na sexta-feira, onde passou o dia depondo e negou que tivesse qualquer contato com a rede de maníacos. Por causa da segurança e da coerência no seu depoimento, a PF resolveu ouvir as outras pessoas com acesso aos seus computadores. Foi quando o seu irmão, de 23 anos, assumiu a responsabilidade pelo delito. O seu nome não foi divulgado.
A PF tentou esconder a acusação contra Mução, o único dos investigados que teve a identidade divulgada. Mas por ser uma pessoa muito conhecida, sua prisão vazou para os órgãos de comunicação. De acordo com a PF, o humorista permanece em Recife, para ajudar nas investigações.
Mução tem 35 anos, é filho da ex-secretária da Receita Federal do governo Lula, Lina Vieira. Desde os 19 anos, ele comanda o programa que é transmitido para todo o Nordeste e alguns estados do Sudeste. A produção do programa, inicialmente localizada em Fortaleza, foi depois transferida para o Recife, onde o apresentador morou até o primeiro semestre deste ano, transferindo-se de novo para o Ceará. No entanto, ele mantém uma residência na capital, que é utilizada por funcionários da empresa da família, e na qual foram apreendidos equipamentos de informática, que teriam as provas do crime.
Parentes de Mução já haviam tentando inocentar o apresentador e levantado suspeitas sobre funcionários da produtora da família. Caso a responsabilidade do irmão de Mução seja confirmada, ele poderá ser punido com pena de quatro a dez anos de reclusão. Até a manhã deste sábado, o irmão de Mução permanecia em liberdade.
*Com informações de O Globo

Um comentário:

  1. geraldo lopes raphael1 de julho de 2012 às 18:58

    Essa tal de prisão cautelar, ou seja, prende, denigre, humilha, avilta o cidadão e depois julga, é anti-democrática e fraca, juridicamente falando, sobretudo pois, sabemos que algumas autoridades adoram aparecer na mídia.

    ResponderExcluir

ESTE BLOG TEM O DIREITO DE RECUSAR COMENTÁRIOS OFENSIVOS.