domingo, 21 de abril de 2013

Repórter de afiliada da Globo é demitido após matéria negativa sobre prefeitura do RJ

O jornalista Luiz Gonzaga Neto, da Inter TV, afiliada da Rede Globo, em Campos dos Goytacazes (RJ), foi demitido após reportagem que mostrou o fato de a prefeitura adquirir de uma empresa privada por licitação materiais didáticos que são oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC). 

Até terça-feira (16/4), Neto respondia pela edição e apresentação da edição noturna jornal local e trabalhava há quatro anos na empresa. De acordo com o portal Momento Verdadeiro, "há consistentes evidências de que a demissão foi motivada pela veiculação de matéria". A Associação de Imprensa Campista (AIC) repudiou com veemência a demissão do profissional. 

Segundo a entidade, antes mesmo de a matéria ter ido para o ar, na segunda (15/4), houve reunião entre representantes da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos e a direção da Inter TV, onde a pauta foi discutida, sem a presença do jornalista. No dia seguinte houve outra reunião.
Na edição de terça (16/4), uma nota de resposta feita pela Secom foi lida pelo apresentador. Em seguida, ele fez o comentário editorial informando que o material escolar era fornecido pelo MEC, mas a prefeitura havia escolhido fornecer outro de melhor qualidade aos alunos da rede pública. Na quarta (17/4), o jornalista foi demitido sem nenhuma justificativa formal por parte da empresa. Os VTs com a matéria e a nota de resposta da prefeitura não estão mais disponíveis no portal G1.

A AIC vai enviar ofícios para a direção da Inter TV e para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes para cobrar explicações sobre a demissão. A entidade manifestou solidariedade ao jornalista e se colocou à disposição para debater e acompanhar o caso.

IMPRENSA ainda não conseguiu contato com a Inter TV até o momento. 
 Não postamos antes esta fato lamentável porque estavamos aguardando uma resposta, da afiliada da Rede Globo. ao Luiz Gonzaga Netto a solidariedade deste humilde bolg.
fonte/portal imprensa

2 comentários:

  1. Essa é mais uma demonstração de que o Garotinho e a Rosinha blindaram mesmo a Imprensa de Campos, e de maneira já manjada, desde a época da ditadura militar. Daí, percebe-se claramente, o porque de diversos radialistas (sobretudo estes) terem mudado de lado sistematicamente, passando a defender os atos da Prefeita, Garotinho, Secretários e vereadores.Até a poucos dias, o único programa de Rádio que "ousava" tecer comentários" pouco elogiosos (digamos assim) contra o casal, e sobretudo atos da Prefeitura, era sem dúvida alguma, o "Páginas abertas" apresentados todas manhãs na Rádio Educativa FM pelos Jornalistas, Gianino Sossai, Jéferson Serpa e J. César Tinoco. Contudo, tenho notado que de uns dias pra cá, a visita de diversos secretários, "amigos da prefeita" e o silêncio deles com relação a acontecimentos recentes tem deixado os ouvintes preocupados. O fato da demissão desse jornalista é terrível. Aonde estão seus colegas? Mirem-se no Alberto Dimes, Zuenir Ventura, João Saldanha, C. Heitor Cony e tantos outros que por questões muito mais perigosas arregaçaram as mangas e enfrentaram ditadores e torturadores.

    ResponderExcluir
  2. É POR ISSO QUE DEIXEI DE ESCUTAR AS RADIOS DE CAMPOS E LER MATÉRIAS DO JORNAL O DIÁRIO. FALTA CREDIBILIDADE. NENHUM RADIALISTA E JORNALISTA FALA MAL DO GAROTINHO E DA ROSINHA, TODOS TEM MEDO DE PERDER SEUS EMPREGOS. JÁ OS DONOS DESSAS EMPRESAS JORNALISTICAS E RADIOFONICAS PERDEM VERBAS DE PROPAGANDAS DA PREFEITURA. É MUITO SUJO ISSO. EM NENHUM TEMPO ISSO ACONTECEU EM CAMPOS, PELO MENOS NÃO ME CONSTA QUE NOS GOVERNOS DE SERGIO MENDES, CAMPISTA, ARNALDO, MOCAIBER, E ATÉ RH(POUCO TEMPO) ESSA BLINDAGEM TIVESSE OCORRIDO. SE EU FOSSE RADIALISTA OU JORNALISTA TERIA VERGONHA, NÃO SABERIA NEM OLHAR PARA A CARA DE MINHA ESPOSA E MEUS FILHOS, SOBRETUDO AQUELES AINDA EM IDADE ESCOLAR POIS ESSES SABERIAM QUE O PAI SE VENDE, E NA ESCOLA ELES APRENDEM NA MATERIA DE HISTORIA O PAPEL DO VERDADEIRO HOMEM DE IMPRENSA

    ResponderExcluir

ESTE BLOG TEM O DIREITO DE RECUSAR COMENTÁRIOS OFENSIVOS.