quinta-feira, 12 de junho de 2014

BOA IDÉIA

 Uma boa idéia, ate que fim: A radio Absoluta 1270 AM juntou toda sua equipe de comunicadores, e a partir das 15 horas vão fazer uma espécie de resenha sobre abertura o jogo do Brasil, como não vai transmitir, e sabiamente não vai fazer, como outra emissora que te agora não vi na relação de emissoras credenciadas para transmissão o faz.
 Parabéns pela iniciativa, estarei ouvindo com certeza.

5 comentários:

  1. João

    Não por arrogância ou qualquer coisa semelhante, permita-me colar algumas frases que podem ser úteis a muitos profissionais de rádio de Campos. Hoje mesmo o excelente Marcos Mendonça cometeu um erro grave. Não sei se ele ou muitos outros radialistas sabem que é errado mas cometem o vício de linguagem por falta de cuidado, por relaxarem (não custa nada ler, pesquisar, procurar um profissional da fonoaudiologia, um professor de português) acabam assassinando o português. Sei que muitos não vão se interessar por isto, pois se acham acima do bem e do mal, mas não custa nada tomar alguns cuidado. Alguns profissionais (raríssimos) se preocupam com a pronúncia, com a linguagem correta, sem rebuscar a ponto de se tornar ridículo (Walter Filho, exemplo), é o caso do excelente Nilson Maria.
    Senhores radialistas, especialmente os que não se ejactam, como diria o ex-governador do Rio Leonel Brizola, leiam abaixo e consultem os sites:

    Seje forte ou seja forte?
    A segunda forma é a correta. Não existe a forma “seje”, assim como não existe a forma “esteje” – a primeira do verbo ser e a segunda do verbo estar. Como são erros corriqueiros na norma culta da língua, esteja atento para sempre falar e escrever as formas conjugadas corretas desses verbos, com a terminação em “a”.
    http://linguaportuguesanodiaadia.blogspot.com.br/2008/06/seje-forte-ou-seja-forte.html
    LOGO, NÃO EXISTEM AS PALAVRAS SEJE E ESTEJE.

    Outros erros comuns:
    Houveram/houve

    Erro: Houveram rumores sobre um anúncio de demissão em massa.
    Forma correta: Houve rumores sobre um anúncio de demissão em massa.
    Maiores informações/ mais informações
    Erro: Caso precise de maiores informações, entre em contato conosco.
    Forma correta: Caso precise de mais informações, entre em contato conosco.
    Explicação: Conforme explica Laila Vanetti, diretora da Scritta, o termo “maior” é comparativo, não deve ser utilizado nesse caso.

    69 Meio-dia e meio/ meio-dia e meia

    Erro: Entregarei o relatório ao meio-dia e meio.
    Forma correta: Entregarei o relatório ao meio-dia e meia.

    Explicação: O termo meio pode ter duas funções: adjetivo e advérbio, segundo explica Laurinda Grion no livro Erros que um executivo comete ao redigir (mas não deveria cometer). Quando advérbio, meio quer dizer “um pouco” e é invariável. Quando adjetivo, meio quer dizer “metade de” e é variável, ou seja, concorda com o termo a que se refere.
    No aguardo/ ao aguardo
    Erro: Fico no aguardo da sua resposta.
    Forma correta: Fico ao aguardo da sua resposta.
    Explicação: O certo é “ao aguardo de”, “à espera de”, segundo Laurinda Grion, autora do livro Erros que um executivo comete ao redigir (mas não deveria cometer).
    No ponto de/ a ponto de
    Erro: A demanda da chefia é tão alta, que estou no ponto de mandar tudo às favas.
    Forma correta: A demanda da chefia é tão alta, que estou a ponto de mandar tudo às favas.
    Explicação: Para dar a ideia de estar “prestes a”, “na iminência de”, use a expressão “a ponto de”, indica Laurinda Grion.
    http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/100-erros-de-portugues-frequentes-no-mundo-corporativo?page=7

    Senhores radialistas, ler não dói, não tira pedaços, não mata e ajuda bastante a compor o vocabulário. Leiam mais, pois voz bonita não resolve. Além disto, vocês falam para milhares de pessoas, formam opiniões. Sejam, portanto, decentes e respeitem os ouvintes.

    ResponderExcluir
  2. João que esse tal Frávio é analfa,os poucos que o ouvem,já sabem,mas,vc,não dá pra aceitar:vc disse que a antiga rádio jornal,juntou toda asua equipe,e (vão)fazer uma resenha,olha erro concordância verbal,não é vão como vc disse,o certo é,VAI,ta bão,não erre mais não.sou da roça,mas não sou burro.

    ResponderExcluir
  3. Amigo não criamos este blog pra escrever certinho e correto, oque vale e a intenção de informar e de ajudar meus amigos radialistas, uma vez e outra falarmos dos políticos de Campos. Mais nada. e fico feliz por vocês postarem cometários aqui, mas como sempre digo não publico ofensas, talvez por isso alguns de vocês digam que nós estamos com menos leitores. não e verdade, tenho mais de 200 comentários que não postei por ser ofensivos as pessoas.
    Pro mais obrigado e só pra lembrar, nosso blog não e hospedado em nenhum meio de comunicação como Jornais. Mas temos mais de 480 mil acessos, média de 400 a 600 por dia. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a cobertura da Absoluta muito boa!

    ResponderExcluir
  5. Mesmo nao transmitindo a Copa ou nao entrando em rede com alguma emissora detentora dos direitos da Copa do Mundo, a Absoluta ta fazendo o certo nao e igual a uma certa Campos Difusora que ta fazendo as coisas irregularmente nessa Copa do Mundo transmitindo o evento sem comprar os.direitos de transmissao.
    So avisando um profissional do radio campista que trabalha no esporte da Radio Absoluta AM ja denunciou isso a Fifa a turma do Barbosa Lemos vai tem que dar boas explicaçoes a FIFA.

    ResponderExcluir

ESTE BLOG TEM O DIREITO DE RECUSAR COMENTÁRIOS OFENSIVOS.