quinta-feira, 28 de abril de 2011

Veja é condenada a indenizar ex-governador do DF por chamá-lo de Vito Corleone


Por considerar que a revista Veja fez uso de termos ofensivos em reportagem que citava o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, a 14ª Vara Cível de Brasília condenou a Editora Abril a pagar indenização no valor de R$ 100 mil. 

Na reportagem de Diego Escosteguy - também condenado - a publicação compara a equipe de Roriz à máfia italiana e o chama de "Vito Corleone".

Para a juíza Marília de Avila e Silva Sampaio, a revista fere os direitos de Roriz em nome da liberdade de imprensa, o que configura delito contra a honra. "Pois irrisória seria a proteção ao direito de imagem ou à honra ou mesmo à intimidade, se estes pudessem, a todo tempo, ser desconsiderados em nome do direito de informação", afirmou a magistrada, segundo informa o siteConsultor Jurídico

Na avaliação da magistrada, a publicação pecou ao não se limitar a relatar fatos do escândalo de pagamento de propinas envolvendo altas figuras do governo do Distrito Federal. 

"Já a manchete da reportagem consigna que quem ensinou Arruda a roubar foi o autor [Roriz]", afirmou. A magistrada ressalta, ainda, a comparação da revista entre a equipe de Roriz e a máfia italiana, ao chamar o ex-governador de Vito Corleone, personagem notório do cinema imortalizado na trilogia "O Poderoso Chefão", de Mário Puzzo. 

A defesa da editora argumenta que a juíza interpretou a reportagem de forma extremista, e que não houve ato ilícito devido ao direito à informação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE BLOG TEM O DIREITO DE RECUSAR COMENTÁRIOS OFENSIVOS.