sexta-feira, 8 de julho de 2011

CENSURA NUNCA MAIS

Carlos Cunha confirma ofensiva contra blogueiros



O ex-subsecretário de Comunicação do governo Rosinha Garotinho e atual diretor do Jornal O Diário Carlos Cunha confirmou ontem em seu blog hospedado no site do jornal que dirige o que a blogosfera livre já havia alertado: vem aí uma ofensiva pesada contra os blogueiros.

A informação foi imediatamente replicada por blogs ligados ao grupo político a que Cunha pertence. Estranhamente tais blog praticam o que Cunha diz ser praticado apenas por maus blogueiros .

Segundo o diretor do jornal O Diário: “Os dias estão contados para que os blogueiros apresentem o número real de pessoas que respondem às suas postagens e principalmente a verdade dos comentários, pois a legislação já prevê isso como crime e alguns advogados vão entrar jogando pesado contra os “maus” blogueiros.”

Advogados representam clientes e ingressam na Justiça em nome deles. Em breve então poderão ser conhecidos os que se sentiram ofendidos , em que blogs , postagens e comentários, informações que obrigatoriamente deverão fundamentar a ou as ações dos que se sentiram ofendidos como determina a legislação, afinal o país não vive mais sob uma ditadura e o AI 5 digital não está em vigor e nem mesmo sua proposta asseguraria uma ação nos moldes da anunciada por Carlos Cunha.

O que se percebe na postagem de Cunha é que além da tentativa de intimidação da blogosfera há um enorme desejo de se extinguir os comentaristas anônimos, pessoas que temendo represálias de um grupo político fazem denúncias e desabafos,( a maioria dos comentários, moderada , outras investigadas e transformadas posteriormente em notas) e até piadas e pelos quais poderão vir a responder os blogueiros, que também não estão livres de responder pelos supostamente identificados e solidariamente pelos verdadeiramente identificados.

Ora para se eliminar os comentários anônimos a ação deverá ser proposta não contra os blogueiros e sim contra as empresas (a maioria os blogs da região está hospedada no Google) que assegura esse mecanismo de postagem . Quantos crimes não foram descobertos a partir de denuncias anônimas feitas à própria Justiça , a Polícia e ao Ministério Público?

Quisessem reparar imediatamente algum dano a honra, não seria mais sensato que os ofendidos buscassem primeiro a retratação ou a retirada da postagem através de uma simples solicitação ao autor? Não é esse o caminho natural numa sociedade democrática?

A maior parte dos blogueiros que incomoda o grupo político que pretende calar a blogosfera não teme as leis. Ao contrário exige diariamente o cumprimento delas.

Que a verdadeira Justiça seja feita e que a liberdade de expressão não seja maculada para atender interesses daqueles que com egos extremamente inflados e ou com consciências pesadas acabam se identificando em todas e quaisquer denúncias, criticas e até mesmo piadas ou mais grave: se fazem passar por ofendidos para impedir a divulgação da verdade.


Por Jane Nunes postado no blog Estou procurando o que fazer...


Leia também:

Postagem de Cláudio Andrade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE BLOG TEM O DIREITO DE RECUSAR COMENTÁRIOS OFENSIVOS.