sábado, 17 de setembro de 2011

ESSA É BOA ( 30 )

"Pelo amor de Deus" Ricardo Silva no programa de fim de tarde da Difusora, anunciava ontem(16) que um terremoto atingiu o Japão mas que a possibilidade de um TSUNAMISNIS, estava descartada pelas autoridades Japonesas,e continuou os TSUNAMINIS são frequentes.  É mole!

Grande onda ou sucessão de ondas marinhas que se desloca através do oceano até por milhares de quilômetros em alta velocidade (pode viajar a mais de 700km/h), com grande comprimento de onda (pode ter mais de 100km) de pequena amplitude (metro a poucos metros) e que torna-se catastrófica ao atingir as profundidades menores das linhas de costa onde eleva-se a grande altura (30 a 40 metros), invadindo violentamente as praias.
Um tsunami pode ter várias origens: tremores sísmicos ou terremoto no assoalho oceânico (maremoto), por diastrofismo e/ou vulcanismo principalmente; deslizamentos com grandes avalanches submarinas em áreas de talude, geralmente provocadas por abalos sísmicos; impacto meteorítico.
Devido a pequena amplitude, as ondas de tsunamis são mal percebidas por quem navega em águas profundas de oceano aberto.

2 comentários:

  1. É que o querido Ricardo Silva estava "ligado" no tsunamini que houve em Curitiba e destruiu o botafogo dele. cinco a zero coritiba, ah!..ah!..ah!...

    ResponderExcluir
  2. Até onde eu sei : Analfabeto ele não é, então como disse o Geraldo é mesmo o 5X0 que incomoda.

    ResponderExcluir

ESTE BLOG TEM O DIREITO DE RECUSAR COMENTÁRIOS OFENSIVOS.