quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FINADOS,REFLEXÃO!

 Hoje no Brasil é feriado, é o dia de Finados, quando se cultuam os mortos. Quando eu era criança, este dia tinha um caráter solene, fúnebre. As estações de rádio só tocavam música clássica ou mesmo música só orquestrada, mas bem suave. Não se bebia e guardava-se luto. Hoje ao contrario, é praticamente um dia de Festa. Os cemitérios abrem para visitação festiva e há celebrações de missas e programações artístico-cultural o dia inteiro. 
  
  O Culto aos mortos é uma das mais antigas celebrações. Ela surgiu em Cluny, na França, no século I, e foi feita pela primeira vez por um abade, o santo Odilon (monge beneditino, no ano 998) que pedia aos outros monges que rezassem pelos mortos e estabeleceu esta comemoração solene para orar por aqueles que estavam no purgatório. Os Cristãos, primitivamente recordavam em seus lares, seus entes queridos já falecidos.
Depois, pouco a pouco, esse culto doméstico foi se transformando numa festa mais abrangente. A partir daí os cristãos visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.
No século V, a igreja dedicava um dia do ano, o mesmo de todos os santos (1 de Novembro) para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. No século XI, o calendário litúrgico cristão incorporou o Dia de Finados, que deveria cair no dia 2 de Novembro para não se sobrepor ao Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1º.  No entanto só no século XIV, Roma aceitou esta celebração, que se estendeu a toda cristandade e aos dias de hoje.
  
  Eu, aqui pra nós, costumo visitar  cemitérios, principalmente neste dia, pois sei que é meu ente querido que está ali mesmos aos trapos de suas veste de carne. Daí costumo me lembrar com carinho e render minhas homenagens, com minhas orações silenciosas, aos meus parentes: avós, tios, primos, minha mãe,pai e mais meus amigos, que se foram até que nos encontremos  no Reino de Deus. 

  Portanto, o Dia de Finados, é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram, pois, em toda morte, deve haver uma nova vida. Esta é a esperança de quem  crê em Deus. Pois, como esta dito no nosso Livro maior “A Biblia”, “Bem-aventurados os mortos que morreram no Senhor, que descansem dos seus trabalhos, porque as obras deles os seguem”  – Apocalipse 14:13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE BLOG TEM O DIREITO DE RECUSAR COMENTÁRIOS OFENSIVOS.