quarta-feira, 6 de abril de 2011

. LOCUTOR DE 20 REAIS




Ele é versátil. Dança na porta da loja, microfone na mão, passinhos para cá, para lá, mas ninguém vê. Os vendedores estão ocupados enquanto clientes entram e saem sem notar aquele sujeito com voz empostada, começando as frases sempre com “Muito bem”, ou “É isso aí”, "vamos chegar freguesa"Entre imitações do Sílvio Santos e uma ou outra piadinha, ele repete promoções, fala sobre “ofertas incríveis” e valoriza que a mercadoria está barata. 
Do outro lado da rua um carro de som não deixa duvidas: “Auto escola “X” a mais barata!”. O volume está tão alto que 
ninguém tem mais direito a sossego?”.
 Seja na porta de loja, no carro de som, no super mercado ou mesmo nas rádios, eles estão lá: O locutor 20 reais. 


Tem também o “locutor genérico”, que vive de imitações do Felicio de Sousa (radio diário), Rui Hullman (97 fm) e outras vozes conhecidas, sem ao menos disfarçar sua motivação em “Fazer igual cobrando menos”. Mas quem faz assim, nunca chega aos pés do original que, não a toa, cobra bem mais. 


O rádio virou burocrático, os departamentos que cuidam da programação(quando a emissora tem departamento) e comercial falam línguas opostas, são distantes um do outro, em muitos casos que o lado   financeiro vindo do politico "fala" mais alto, esquecendo-se que o bom profissional é o barco, mas o comercial seu motor. Quantas vezes eu vejo diretores de rádios acharem que eles são à estrela máxima. 


Se por um lado os financeiros querem sempre diminuir custos (vendendo seus horários para políticos,maioria semi analfabetos)  driblar os sindicatos não assinando as carteiras dos profissionais,trocando por cotas de patrocínio que e totalmente  ilegal (triste e que tem"profissionais" que se sujeitam a isso) . É mais fácil criar com dinheiro principalmente vindo de políticos.

A culpa é nossa também e, enquanto não fizermos nada, iremos conviver com um cenário cada fez mais “prostituído” e desvalorizado. 

Pense nisso e faça sua parte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE BLOG TEM O DIREITO DE RECUSAR COMENTÁRIOS OFENSIVOS.