quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quem liga para Tiradentes? Hoje é feriado!



21 de abril, é feriado nacional. Por coicidentemente ser também uma "quinta-feira santa", onde a igreja católica relembra o dia em que Jesus Cristo foi preso, as datas se confundem, em detrimento do herói nacional.

Sim, herói, e nacional. Temos tão poucos, que mal nos lembramos, e de fato, qual deles além de Tiradentes tem um feriado para si? Comemoramos a independência, e não Dom Pedro I. Até porque Dom Pedro não deve ser comemorado, era um tirano. Comemoramos a República, mas não o General Deodoro, que também pouco deve ser homenageado, não passava de um velhote marionete de exército que deu esse primeiro golpe que chamamos de "proclamação da república".



Tiradentes não descobriu o Brasil, não conseguiu a independência e não proclamou a republica, muito menos libertou os escravos. Mas ao contrário dos outros tem um feriado para si. Trata-se de uma homenagem a pessoa de Tiradentes, ao que ele representava.


Mas quem era Tiradentes? Joaquim José da Silva Xavier era um alferes do exército que para completar o soldo trabalhava como dentista, daí a alcunha que os pobres e os negros lhe deram: Tira-dentes. Quer coisa mais brasileira do que sabermos mais do apelido do que o nome verdadeiro do nosso maior herói nacional?


É triste ver uma pesquisa na rua e as pessoas não saberem porque 21 de abril é feriado. Eu me pergunto o que andam ensinando nas escolas e quando ensinam, se as crianças prestam atenção? Tiradentes foi muito mais herói do que Airton Senna, mas as pessoas não pensam nele, nem o homenageiam. Nem pensam no significado dele ser o nosso unico herói que tem, e merece, um feriado nacional



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE BLOG TEM O DIREITO DE RECUSAR COMENTÁRIOS OFENSIVOS.