segunda-feira, 20 de junho de 2011

ESSA É BOA (5)


 Flávio Terra(radio continental)saiu hoje 20/06 com esta na abertura do seu programa de manhã: Acabamos de chegar novamente.Chegar novamente Flávio Terra? Pleonasmo,cara pálida
"subir pra cima, descer pra baixo, entrar pra dentro, sair pra fora. Ah!... saudades do Olavo na Continental!


Pleonasmo literário

Também denominado pleonasmo de reforço, estilístico ou semântico, trata-se do uso do pleonasmo como figura de linguagem para enfatizar algo num texto. Grandes autores usam muito este recurso. Nos seus textos os pleonasmos não são considerados vícios de linguagem, e sim pleonasmos literários.





Pleonasmo vicioso

Trata-se da repetição inútil e desnecessária de algum termo ou idéia na frase. Essa não é uma figura de linguagem, e sim um vício de linguagem.





2 comentários:

  1. ALEUIA até que enfim me deram razão. UFA Parabéns Literário e vicioso. Um dia eles aprendem obrigado pela participação. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Chegar novamante não é pleonasmo, nem aqui nem na china, amigo. Se ele chegou a rádio às 5 horas da manhã, sai para almoçar e volta no período da tarde, alguém não pode dizer que o flávio chegou novamente, a primeira vez na parte da manhã e a outra à tarde ? Aonde está o pleonasmo?

    ResponderExcluir

ESTE BLOG TEM O DIREITO DE RECUSAR COMENTÁRIOS OFENSIVOS.